Pressionar na hora de escovar os dentes cria a encolhimento gengival

Ter sempre um sorriso bonito e ter também uma ótima saúde bucal, tudo isso em dia solicita cuidados diários com a higiene oral. Escovar os dentes depois das refeições e ter também o hábito de usar o fio dental são duas coisas que as pessoas jamais podem deixar de fazer, e esses hábitos devem ser estimulados desde muito cedo, na infância. Porém, a forma que você faz a escovação também ajuda para ser ter uma limpeza de maneira correta, e também produtiva.

A seguir, entenda um erro muito comum que é feito pelas pessoas e pode prejudicar a saúde da gengiva e dos dentes e entenda também como evitar isso.

Uma das maiores lendas sobre a escovação dos dentes revela que escovar os dentes com mais força pode trazer resultados melhores. Muitas são as pessoas que crêem que, colocando mais força no movimento na hora da escovação, ela estará limpando melhor os seus dentes e se precavendo de doenças odontológicas. Será mesmo que isso realmente acontece?

Não isso não acontece, pelo contrário do que se pensa muitas pessoas, essa forma de escovar os dentes pode provocar a retração gengival (isso acontece quando as gengivas “sobem”, se reduzindo em direção a raiz dos dentes).

Além disso, escovar os dentes com muita força pode vir a machucar a gengiva e pode também trazer malefícios ao esmalte do dente da pessoa. A melhor forma de se escovar os dentes é realizada através de movimentos suaves, com ritmo e sem colocar demais o creme dental (ele deve somente estar em cima das cerdas), por que o mais importante é esta escovando direito, e não, estar fazendo espuma. O tempo de escovação também é uma coisa muito importante, por isso, não escove os seus dentes correndo, e sim, gaste ali o tempo que for necessário, dando atenção a cada região da arcada dentária.