Você já ouviu falar que inúmeras bactérias vivem na sua boca não é verdade? O ambiente da sua boca é um verdadeiro ecossistema que tem muitas bactérias, tem as que são inofensivas que não causam dano algum mais também tem aquelas que são responsáveis causando a cárie e muitas outras doenças bucais. A sua boca precisa e muito ser bem cuidada com a correta higienização oral para que não se desenvolva doenças e muitas outras complicações decorrentes a uma má higienização bucal. A seguir entenda algumas coisas muito interessantes sobre os germes bucais!
Uma boca de um humano contém bilhões de bactérias. Se você não tem feito uma escovação adequada, da maneira certa, é muito provável que você tenha ainda mais germes morando dentro da sua boca, muito mais germes do que os seres humanos na terra. Os cientistas já constataram mais de 700 espécies de micróbios que vivem na boca de uma pessoa.
Esses microorganismos bucais tem algumas regiões favoritas na boca de uma pessoa, como por exemplo: a superfície da língua, gengivas ou os dentes. Um exemplo é a bactéria Streptococcus mutans, essa bactéria se alimenta do açúcar ingerido e tem a função de provocar à famosa e temida cárie, e essa bactérias prefere viver na superfície dentária.
Alguns estudos realizados mostram que os germes da boca podem também ser transmitidos através do batom, copos de bebidas e outros itens pessoais que são compartilhados com alguém. Para você evitar contrair qualquer bactéria, vírus ou micróbios perigosos, não compartilhe de jeito nenhum os itens pessoais, itens que você encosta os seus lábios, compartilhar itens assim aumenta muito a contaminação.
A associação American Dental recomenda que depois de ter escovado os dentes a pessoa enxágüe a escova de dentes com água da torneira deixando ela secando depois de ter enxaguado. Se caso você deixar a sua escova molhada e guardá-la dessa forma , vai gerar um acumulo de bactérias em sua escova, isso prejudicando a sua saúde bucal.