Quais os efeitos que a insônia pode nos causar ao longo do tempo?

É muito comum hoje em dia conhecermos pessoas que sofrem com a insônia e acabam tendo suas vida prejudicadas por conta disso. Além da insônia ter se tornado uma doença muito popular hoje em dia, ela afeta milhões de brasileiros todos os dias, além de milhares de outras pessoas no mundo a fora.

Mais afinal, o que causa a insônia? A insônia por si só não tem uma causa específica que permita com que ela se desenvolva na vida de alguém, essa doença pode atingir a qualquer pessoa em qualquer faixa etária da vida, e por razões múltiplas.

É considerado um quadro de insônia quando a pessoa acometida tem noites frequentes e em sequência de ausência ou falta total de sono. A noite foi feita para o nosso descanso, e quando esse descanso não acontece como deveria as consequências ao longo do tempo podem se tornar catastróficas.

Quando não dormimos de forma suficiente o nosso corpo acumula o cansaço do dia anterior, somando ao cansaço do dia seguinte, ocasionando uma sobrecarga de cansaço físico e mental na pessoa. Essa sobrecarga afeta diretamente o organismo da pessoa acometida pela insônia, trazendo para ela problemas de saúde.

A falta de descanso em casos de pessoas que ja possuam problemas de saúde, pode ser um agravante ainda maior para os seus quadros clínicos. Em casos de pessoas que não tenham problemas de saúde a insônia pode acarretar problemas.

Quais as causas mais frequentes de insônia?

Como dito acima, a insônia não tem por si só uma única fonte, mais sim muitas e algumas delas são o stress no dia a dia,  preocupação com o trabalho, casa, filhos, tarefas a serem cumpridas, metas a serem batidas, preocupação com despesas e contas a serem pagas, outras veses a insônia pode ser causada pelo que é consumido antes de dormi como café ou outros alimentos que contenham altos níveis de cafeína ou açúcar, entre outras muitas maneiras. Por isso deve-se procurar ajuda médica para descobrir a causa e tratar a doença.