A adolescência é uma fase da vida totalmente cheia de descobertas, de aprendizados e também uma fase para se experimentar muitas coisas além de um enorme aprendizado para a vida adulta. Quando a puberdade vai chegando, uma das características que se torna bem presente na personalidade dos jovens nessa fase é a tão temida rebeldia e, em alguns casos, junto com essa terrível rebeldia, vem também a desatenção com a saúde bucal. Além do mais, algumas coisas e hábitos adquiridos por ele pode sensibilizar o sorriso do jovem.
Entenda ainda mais sobre estes fatores que tem influenciado na boa aparência do dentes nessa fase da vida e como você pode manter a boa saúde bucal na sua juventude.
Os jovens que praticam esportes necessitam ter um cuidado ainda maior quando se é falado de ter dentes saudáveis e perfeitos. A prática de esportes, principalmente, em esportes que se tem um grande contato físico, como por exemplo, as lutas e o futebol, esses esportes de maior contato podem trazer fraturas nos dentes, pode também cortar os lábios e outros problemas bucais. O mais apropriado, neste caso, é usar protetores de boca quando praticar o esporte.
Outra situação que pode prejudicar e muito os dentes dos jovens é quando se coloca os famosos pircing na boca. Esse equipamento, extremamente popular entre esse grupo, pode trazer graves problemas como, infecções, danos aos nervos e sangramentos. Essas jóias de metal podem prejudicar e muito os dentes e também a gengiva. O mais correto a se fazer é ter uma boa conversa com o seu dentista antes de tomar qualquer atitude de colocar algo nos lábios ou na língua.
Estes jovens normalmente, são muito mais vulneráveis e tem diversas questões em relação a auto-imagem, porque o corpo nessa fase da vida esta passando por constantes transformações. E é nessa fase que muito acabam desenvolvendo alguns transtornos alimentares, como a bulimia, extremamente prejudicial a saúde e também para a saúde bucal.