Um novo tipo de exame de sangue que será realizado vai poder mostrar e diminuir até a metade do número de pessoas que estão internadas em hospitais com a suspeita de ataque cardíaco. Esse teste rápido esta sendo baseado na procura de uma composição química que está no sangue de quem estará realizando este exame, uma afirmação dada pelos médicos britânicos.
Além de reduzir muito os gastos com os hospitais, este novo exame de sangue vai diminuir o estresse causado nos pacientes, já que é colocado em questão que mais ou menos um milhão de pessoas são atendidas no Reino Unido com dor torácica, isso todos os anos, sendo que a grande maioria destes casos acabam recebendo alta logo depois de uma longa e demorada estadia no hospital.
Este exame foi testado em 6.304 pessoas e teve um ótimo resultado de 9,6% de acordo com a pesquisa que foi publicada na Lancet. Segundo a fundação britânica de saúde, este teste que foi realizado é extremamente seguro e produz uma reposta muito rápida do que realmente esta acontecendo com os pacientes. O exame acaba indicando os níveis de troponina, essa é uma substância química que é liberada pelo músculo cardíaco que está danificado. Os pacientes são examinados com este teste logo quando dão entrada no hospital e depois de 12 horas. Os que apresentarem um nível baixo e instável de troponina serão liberados.
Estes teste foram feitos em hospitais americanos e escoceses, já o outro foi feito pela Universidade de Ednburgh. Segundo o médico Atul Anand as respostas do procedimento feito foram extremante animadoras, isso com base nos pacientes que deram entrada nas enfermarias com do na torácica, cerca de 80% destas pessoas voltaram para suas casas depois de 12 horas. Esse teste pode custar menos de 10 libras aos hospitais, porém nem todos os hospitais tem o suporte necessário para fazer este exame.