Qual a pessoa que nunca ficou estressada ou nervosa com alguma coisa? Os motivos podem ser muitos, muitos podem ser os causadores desse estresse, como: falta de dinheiro, transito, discussões, excesso de trabalho isso serve para atrapalhar e prejudicar a saúde e trazer também problemas psicológicos. Além desse grande desgaste emocional de estar estressado, o sistema imunológico da pessoa e sua pressão arterial podem sofrer alterações devido ao quadro que a pessoa se encontra, isso trará problemas sérios para a saúde, inclusive para a saúde bucal. A seguir, compreenda melhor como isso acontece.
Segundo David Cochan, chefe do departamento de periodontia do Health Science Center da Universidade do Texas, o estresse pode trazer para a vida da pessoa hábitos que vão prejudicar a sua saúde bucal da pessoa, como a pessoa fumar de uma maneira compulsiva e descontrolada e abusar também do álcool. Estes dois vícios com certeza vão prejudicar e muito a saúde bucal, assim desenvolvendo coisas que vão de fato prejudicar a sua saúde bucal trazendo a doença periodontal, que causa problemas nos tecidos de suporte e sustentação dos dentes.
Além disso, uma pesquisa feita pelo Juornal of Periodontology chegou a seguinte conclusão que o estresse afeta, até mesmo, a maneira que a pessoa cuida da sua higiene oral. Os resultados adquiridos foram bastante preocupantes: aproximadamente 56% das pessoas que participaram dessa pesquisa que foi feita acabaram relatando que o estresse estava fazendo com que eles acabassem não cuidando de maneira correta na hora da escovação e também no uso do fio dental e maneira correta e diária.
Essa doença chamada de doença periodontal é apenas um distúrbio que pode ser gerado pela condição de estresse na qual a pessoa está. Existem também outros problemas de saúde bucal que podem acabar aparecendo com o estresse que são: bruxismo , aftas, boca seca ou a gengivite. Isso acontece por causa do enfraquecimento do sistema imunológico, por causa do descuido com os dentes e podem ter uma relação direta com o estresse, como por exemplo, a saliva diminui.