Nanismo – o que é isso?

O nanismo é uma doença genética que causa um crescimento do esqueleto da pessoa podemos se dizer que anormal, o nanismo deixa a pessoa com o tamanho 20% mais baixo que as pessoas com tamanho normal que tem a sua idade ou raça, ou  até mesmo inferior a media da população. Quem tem essa doença chamada nanismo, normalmente essa pessoa é chamada de anão.

Um homem é considerado anão quando a sua altura não passa de 1.45 m. Já as mulheres são consideradas anãs quando a sua altura máxima é de 1.40 m . E com esse tamanho é caracterizado uma pessoa com o nanismo.

Nos podemos caracterizar em dois tipos o nanismo humano:

Nanismo Pituitário:

Este tipo de nanismo é um resultado de uma doença na hipófise (glândula pituitária), e essa glândula é responsável pelo hormônio do crescimento. As pessoas com o nanismo pituitário, normalmente, acabam sofrendo um atraso em seu desenvolvimento sexual na adolescência e quando chegam à fase adulta medem até 1.50.

Acondroplasia

É conhecida como a deficiência dos anões, a acondroplasia tem características físicas mais marcantes. Nestes casos, os anões contam com a cabeça desproporcional ao próprio corpo, os pés tortos, membros curtos e troncos alongado além é claro da baixa estatura.

O nanismo em si pode ter muitas características, porque são existente mais de 200 tipos e 80 subtipos de nanismo. Alem dos problemas que são apresentados, os anões podem também apresentar proeminência da testa, também ter os olhos separados, a mandíbula crescida, a arca dentaria pequena e os dentes desalinhados.

Por isso fique atento a essas características que foram apresentadas, caso você faça uma analise e desconfie que a pessoa tenha o nanismo, procure um especialista na área e ele trará as informações corretas para você, esclarecendo todas as duvidas referentes a essa questão. Sendo assim terá um diagnostico preciso da situação que esteja vivenciando.