Ministra fala que escovar os dentes uma vez por dia ja é o suficiente!

A ministra da Saúde da Venezuela acabou falando esta semana que a falta de pasta de dente nos mercados do país é por causa que as pessoas escovam os dentes três vezes ao dia, dizendo isso na sua visão isso é considerado um erro.

Segundo a ministra, essa cultura de escovar os dentes várias vezes por dia foi colocada nas pessoas pelos dentistas que são mau intencionados e pelo capitalismo. Essa mulher ainda teve a audácia de dizer que escovar os dentes uma única vez por dia já é o suficiente.

Porém, bem ao contrário do que os representantes do governo venezuelano disseram, os especialistas na área reforçam ainda mais o uso dessas três coisas: escova, pasta e fio dental quando acordamos, antes de dormir e depois de fazer uma refeição ou comer um lanche feito ao longo do dia, fazer isso é sem dúvida algo indispensável para quem deseja ter uma saúde bucal em dia.

O que acontece é que a nossa boca é morada de inúmeros microorganismos. Ao ingerimos, principalmente aqueles alimentos que tem uma grande quantidade de açúcar e amido, essas bactérias vão crescendo ainda mais, e vão se alimentando dos resíduos que permanecem no ambiente e libera ácidos que vão provocando lesões nos dentes, a famosa cárie que e vai fazendo um estrago nos dentes.

Quando nós escovamos os dentes, a formação dessa placa bacteriana (película constituída por açúcares e bactérias) ela é contida. E isso nos leva a entender, que a constante higienização bucal evita que os problemas como a cárie, também as infecções gengivais, doenças periodontais (que são aquelas que vão atacar a estrutura dos dentes) e também o mau hálito.

A pasta de dentes, auxlia e muito na higienização bucal, o mais correto a se fazer é que você coloque a quantidade semelhante a um “grão de ervilha” sobre a sua escova. Esse produto ajuda a tirar as placas bacterianas, dá polimento ao esmalte do dentes e as restaurações e evita o mau hálito.