Entenda como ter uma boa saúde bucal depois da retirada do aparelho

O sonho da grande maioria das pessoas que tem os dentes desalinhados ou tem um espaço muito grande entre eles é corrigir esse problema e concertar o seu sorriso, tendo dentes bem alinhados e aumentando com certeza a autoestima. Com esse objetivo, o parelho ortodôntico é extremamente procurando nos consultórios médicos. Um dos aparelhos mais comuns de tantos que nós temos é o aparelho fixo e o tratamento pode durar dois anos. Quando chega o tão aguardado dia de retirada do aparelho, muitos pacientes acabam se esquecendo de que a partir daquele momento eles vão precisar continuar com o tratamento e controle odontológico e o aparelho móvel de controle.

A seguir, compreenda como manter uma saúde bucal e manter os ótimos resultados que conseguiu com o uso do aparelho.

A barra de controle fixa, muitas são às vezes, que é necessária, pois ela ajuda e muito os maxilares, bochechas, lábios e a língua se ajustarem a nova posição dada aos dentes, os mantendo alinhados. Mesmo utilizando o controle, ainda assim, os especialistas nas áreas fazem um alerta, que os dentes podem acabar mudando de posição. Isso por que a estrutura óssea esta sendo modelada, por isso, a retenção ortodôntica é tão importante.

A modalidade “reta” de controle, por dentro dos últimos dentes ou dos decorrentes, trazem dificuldade na hora de utilizar o fio dental e pode trazer facilidades no acumulo de tártaro. Para enfrentar esse problema, tendo uma saúde bucal em dia, a melhor coisa a ser feita e fazer a profilaxias (limpeza dental profissional) periódicas. O médico responsável (médico-cirurgião) pode estar acompanhando o progresso do tratamento do paciente e assim indicando o melhor momento para a retirada do equipamento.

Ter cuidados com a escovação dos dentes em casa é uma forma muito eficaz de se prevenir os problemas bucais e ter consultas regulares para sempre estar verificando se a placa de controle não está se soltando também é necessário.