O dente trincado é aquele dente que está apresentando uma rachadura tão pequena que nem aparece na radiografia. Tem alguns casos que a rachadura fica bem localizada na gengiva da pessoa e assim fica bem difícil de ser vista pra ser tratada. A rachadura pode acabar aparecendo quando mastigamos algum alimento muito duro, quando sofremos pancadas na região dos dentes, apertar os dentes ou ranger. Restaurações grandes podem também ocasionar em uma trinca com o passar do tempo ou, até mesmo, a exposição ao choque térmico na hora que você estiver se alimentando, ao comer alguma coisa muito quente e, em seguida toma um copo de água gelada, assim causando o choque térmico. A seguir, compreenda como identificar e tratar da maneira certa o dente que está trincado.
Para ver se em você tem algum dente trincado, nem sempre você vai conseguir diagnosticar esse problema olhando para o espelho, por que algumas rachaduras são invisíveis aos olhos humanos. Preste bem atenção nestes indícios, como: surge uma dor muito aguda quando você vai comer alguma coisa, mais ela desaparece bem rápido, dor de dente que vai e volta, porém essa dor não fica o tempo todo ou ao comer ou beber alguma coisa. É possível também que você não sinta dor alguma e, ainda assim possa existir alguma rachadura, um trincado no seu dente.
Um dos motivos pelo qual os dentes trincados doem muito é pela pressão que é feita ao mastigar quando se está comendo alguma coisa, isso faz com que essa rachadura do dente venha se abrir, o que vai gerar uma grande dor e, as vezes, isso pode também irritar a polpa do dente.
A melhor forma de se livrar deste problema é fazer o tratamento adequado para caso de dente trincado é por meio de uma consulta odontológica. Procedimentos como, restauração, coroa, tratamento odontológico e, até mesmo uma possível extração do dente (isso em casos mais graves) são algumas opções que podem ser indicadas pelo dentista.