Como cuidar dos dentes que estão com o aparelho fixo?

É extremamente comum a se colocar o aparelho ortodôntico fixo para se ter o êxito de ter um sorriso bonito e, além disso, bem alinhado, esse é o sonho de todos nós. É buscando um sorriso bonito, que muitas pessoas têm apostado pesado na ortodontia, uma especialidade odontológica que tem a função de corrigir a mordida, também corrige o espaço que a pessoa tem entre os dentes e os alinhamentos de todos os dentes da pessoa. No entanto, se a pessoa não tiver uma higiene oral em dia, depois de ter colocado os bráquetes, o risco de aparecimento das cáries e muitos outros problemas bucais são ainda mais fáceis de aparecer na boca da pessoa. Sabendo disso, quais são os requisitos que não podemos deixar de lado, os cuidados que temos que ter depois de ter colocado o aparelho fixo?

Depois de ter colocado o aparelho ortodôntico, existem alguns alimentos que precisam ser evitados pela pessoa, até mesmo por serem muito duros ou pelo fato de acabarem grudando nos bráquetes do aparelho quando for colocado na boca, como: pé de moleque, balas, bolachas e as carnes mais duras. Estes alimentos podem ir acumulando com mais facilidade em volta das pecinhas do aparelho, e isso vai acabar contribuindo para que as placas bacterianas venham aparecer, e logo depois disso vem o aparecimento da caries.

A melhor escova de dente para usar quando se põe o aparelho deve ser bem macia e ter uma caneleta no centro que de a possibilidade de escovação de todos os itens do aparelhos instalado: bráquetes, fios e as borrachinhas. Podemos também ver outra opção que é a escova de tufo que tem a função de se adaptar ao contorno dos dentes da pessoa e aos bráquetes, assim ajudando a chegar a áreas mais difíceis, e proporcionando uma limpeza muito boa dos dentes com o aparelho. Caso seja colocado os elásticos pequenos para prender a arcada dentária de cima a a de baixo, é de extrema importância se tirar antes de escovar.