Como acontece o desenvolvimento das cáries?

Afinal o que são as cáries? As cáries são buraquinhos e pequenos furinhos na nossa estrutura dentária, e é um dos sinais de deterioração do dente.

Você sabia que a Cárie é um dos problemas mais comuns entre os seres humanos no mundo inteiro? E as suas causas são as mais cotidianas, como a alimentação, existe até mesmo uma estimativa que todas as pessoas ao menos uma vez na vida apresenta um caso de cárie.

A cárie é formada por 3 tipos de sub-cáries, veja abaixo mais detalhes:

Cárie coronária

A mais comum de todas é a Carie Coronária, ela fica localizada nas superfícies de mastigação e também entre os dentes, se alimentando dos restos de alimentos que ficam na nossa boca, quando não fazemos a higiene bucal adequada.

Cárie radicular

Conforme nós envelhecemos, a nossa gengiva naturalmente se retrai, expondo assim a raiz do nosso dente, causando inflamações e sensibilidade, nessa fase o esmalte não cobre mais tão raízes dos dentes, tirando assim a proteção natural abrindo espaço pra esse tipo de cárie.

Cárie recorrente

As cáries podem acontecer em volta das restaurações e nas partes que estiverem expostas dos dentes existentes. Isso geralmente acontece porque essas regiões tendem a acumular a placa bacteriana e assim o surgimento da cárie.

Descubra as causas

As bactérias estão presentes de modo natural na nossa boca, elas transformam todos os alimentos que ingerimos, em açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos. As bactérias, junto com os residuos de alimentos, e a saliva juntam e formam a placa bacteriana, que fica aderida ao dente, que ficam geralmente nos dentes do fundo, em volta de obturações.

A placa bacteriana quando não é resolvida com a higiene adequada se calcifica nos dentes e se torna o tártaro que irritam as gengivas provocando a gengivite e, e assim a periodontite.

Como acontece o desenvolvimento das cáries?

Como acontece o desenvolvimento das cáries?

Contrate seu plano odontológico conosco, estamos sua disposição!