Caipirinha pode danificar nossos dentes?

Essa bebida é muito pedida nos bares, baladas e também nas praias ou até mesmo junto da feijoada de sábado, a caipirinha é uma bebida brasileira e sua composição é cachaça e açúcar. Ela pode ter muito sabores diferentes, isso de acordo com a fruta escolhida pela pessoa, mais a mais conhecida e tradicional é a de limão. Porém, a combinação destes três ingredientes pode trazer grandes prejuízos para os dentes e a boca. Será que realmente a caipirinha pode danificar os dentes?

A cachaça usada no preparo dessa bebida (caipirinha) é normalmente uma bebida alcoólica com um tipo de acidez. O álcool quando ingerido acaba diminuindo a produção de saliva na boca e é também bem corrosivo para a gengiva. Além disso, por deixar o ambiente da boca mais ácido isso vai colaborar para a erosão dos dentes, que vai desgastando o esmalte do dentes os deixando bem expostos ao aparecimento de manchas. Mais ou menos 80% dos cânceres de boca, de faringe e laringe estão ligados ao consumo de álcool.

Já o limão, é muito conhecido por ser uma fruta extremante acida e cítrica, e ela deixa em sua boca algumas substâncias que diminuem o pH da boca e por conta disso vai provocando uma perca muito grande de minerais do esmalte do dente.

Para preservar os seus dentes em dia e ter uma saúde bucal organizada, além de ter um equilíbrio ao consumir bebidas, é muito importante tentar fazer um bochecho com água pura, logo após ter ingerido a bebida alcoólica, no nosso caso aqui a caipirinha. Outra dica muito boa é beber a bebida com o canudinho, fazendo isso a bebida que está sendo ingerida não entrará tanto em contatos com os dentes. Também é mais do que importante você ter uma higienização bucal em dia, e é claro que não pode esquecer-se de fazer algumas visitas ao dentista, pelo menos, duas vezes ao ano para fazer a profilaxia.