A anorexia não é considerada uma doença física, mais sim uma doença mental, onde que pelos médicos não haja cura, apenas controle.
Uma vez que alguém sofre desse transtorno alimentar, pela ciência pelo resto da vida dessa pessoa, ela deverá estar atenta a sua alimentação para que não retorno a obsessão pela magreza. Muitas pessoas que ja tiveram anorexia costumam controlar o que comem todos os dias, e manter o foco em não voltar a sentir o medo da comida.
A anorexia em seu sentido real, é uma distorção de imagem pessoal, onde a pessoa afetada pelo transtorno, coloca em sua mente um padrão de beleza muito elevado ou fora da sua genética, e acaba se privando de se alimentar no dia a dia, e fim de emagrecer e perder os kilos que impedem ela de ser e ter aquele biótipo que ela deseja. Além dos transtornos mentais que acometem essas pessoas, que por mais magras que elas estejam, quando se olham no espelho se vêem gordinhas, ou quando se comparam a alguém que elas ou eles idealizam ser perfeitas, ou se comparam a alguém que ela colocou como meta para si mesmo em chegar aquele peso, por mais que a pessoa esteja naquele peso ou muitas vezes até menos, ela não consegue reconhecer pessoalmente e mentalmente, o que ela vê é que ela ainda precisa emagrecer mais.
A anorexia é um transtorno alimentar e de imagem gravíssimo, e que é necessário um acompanhamento médico, familiar e psicológico, afim de sanar a doença. Mais como prioridade a pessoa deve tentar aos poucos ir controlando sua alimentação e sua mente com relação a alimentação.
Anorexia pode não ter uma cura definitiva, mais tem controle, e o controle quem possui é a própria pessoa, e depois que se obtém o controle líder com a doença se torna mais fácil.