Essa erva-mate, que tem um saborzinho amargo e bem particular, pode ser ingerida de vários jeitos diferentes. Caso o cozimento for feito com folhas secas e moídas, a bebida será transformada no famoso chimarrão (que é quente) ou o também famoso terere (que é frio), essas são bebidas típicas do sul do Brasil. Quando a bebida é feita com as folhas tostadas de mate, ai ela é transformada em chá mate, que é muito comum nas praias. Apesar de ser uma delicia uma das coisas que as pessoas afirmam, é que o chá mate acaba escurecendo os dentes. Será que isso que é muito falado realmente é verdade?
O chá mate, assim como o café, é uma bebida que é muito pigmentada. Essa cor bem amarronzada, mesmo já mostra a grande quantidade de pigmentos e por causa disso ela precisa ser consumida com prudência. O esmalte dos dentes é poroso e ao ser consumido com muita freqüência esse tipo de bebida, sem ter a higienização certa, os pigmentos presentes na bebida podem ir se depositando, e isso vai deixar os dentes manchados.
Uma das formas para se evitar que os dentes fiquem escurecidos é fazer bochecho com água pura logo depois de ter tomado o chá e, depois de ter passado 20 minutos, fazer uma escovação completa e bem feita, assim evitando que placas bacterianas venham se acumular nos dentes. Quando a pessoa faz uma higiene bucal ruim, os dentes correm o risco de perderam minerais, e isso faz com que o esmalte que protege o dente vá ficando arruinado assim ficando cada vez mais poroso. Isso vai fazendo com que a pigmentação da bebida mate possa incorporar ainda mais nos dentes, isso manchando cada vez mais os dentes.
Outra dica muito boa, é tomar a bebida chá mate com o canudinho, assim você vai evitar que a bebida entre em contato com os dentes, assim preservando os dentes brancos.