Ter uma boa mastigação de fato vai evitar problemas bucais?

A ação de triturar os alimentos que estamos comendo é uma coisa extremamente natural e é algo automático que, por ser assim isso não costuma receber a atenção necessária por cada um de nós. A grande questão levantada é que a maneira como essa função é feita (a mastigação) e o número de vezes que será repetido o movimento para que aconteça a trituração até chegar o momento de ingerir o alimento triturado, é extremamente essencial para uma boa qualidade da digestão e com certeza fazendo isso da maneira correta vai evitar problemas bucais.

De acordo com alguns especialistas na área, mastigar de maneira errada pode trazer dores para a pessoa, também podem aparecer inflamações e á disfunção da articulação temporomandibular, a famosíssima DTM.

Além do mais, quando a pessoa mastiga da maneira correta, esse processo de mastigação fica bem equilibrado e o cérebro vai assimilando melhor os sinais que o corpo da pessoa esta satisfeito, isso acaba levando a pessoa a comer além  do que ela  precisa, isso vai acontecendo até que ela acaba engordando e tento outros problemas.

Mastigar de uma maneira correta, isso significa fazer movimentos verticais e circulares, e esses movimentos vão triturando o alimento que estiver dentro da sua boca, isso de forma verdadeira e isso vai lhe oferecer uma leve contração dos músculos da boca e da língua.

De acordo com um especialista cirurgião chamado LUIZ MARCELO SÊNEDA, em entrevista para o guia de saúde bucal do portal terra, quando os dentes da pessoa estão posicionados de maneira incorreta isso também afeta e muito na mastigação, em fazer ela corretamente e também na fala principalmente. E esses efeitos negativos podem vir a prejudicar outras áreas da vida da pessoa, como a saúde emocional. Por isso se você está tendo alguma dificuldade para mastigar o mais correto a se fazer é procurar um especialista que possa orientá-lo.